Simplesmente Elis...
Ciao tutti!
Claro que além de estar ouvindo muitas músicas italianas para aprimorar o idioma, também sou apaixonada pela nossa música.
Principalmente MPB, e nesses dias tenho escutado muito essa grande intérprete que é Elis Regina.. essa eu adoro!
Como Nossos Pais – Elis Regina
Biografia:
Elis Regina Carvalho Costa, mais conhecida como “Elis Regina”, foi uma famosa cantora e compositora Brasileira, nasceu na cidade de Porto Alegre, capital no Rio Grande do Sul, em 17 de Março de 1945.
Iniciou sua carreira como cantora aos onze anos de idade em um programa de rádio chamado “O Clube do Guri”, na Rádio Farroupilha, apresentado por Ari Rego.
Em 1959 foi contratada pela Rádio Gaúcha e, no ano seguinte, viajou ao Rio de Janeiro, onde gravou seu primeiro disco, “Viva a Brotolândia”.
Em 1964 parte para o eixo “Rio – São Paulo”, e, em 1965, vence o Primeiro Festival da MPB, promovido pela Excelsior, lançando-se nacionalmente.
Ainda em 1965, ao lado de Jair Rodrigues assume o programa O Fino da Bossa, que ficaria no ar até 1967, com grande sucesso. E em 1968, uma viagem à Europa a lança no eixo musical internacional.
Era conhecida por sua primazia pela técnica e qualidade musical de seus discos, também por lançar boa parte dos grandes nomes da MPB, como Milton Nascimento, Renato Teixeira, João Bosco e Aldir Blanc, entre outros.
Sempre engajada politicamente, Elis participou de uma série de movimentos de renovação política e cultural brasileira, com voz ativa da campanha pela Anistia de exilados brasileiros.
O despertar de uma postura artística engajada e com excelente repercussão acompanharia toda a carreira, sendo enfatizada por interpretações consagradas de O bêbado e a equilibrista (João Bosco e Aldir Blanc), a qual vibrava como o hino da anistia.
Elis é mãe de João Marcelo Bôscoli (de seu casamento com o músico Ronaldo Bôscoli), de Pedro Camargo Mariano e Maria Rita, filhos do pianista César Camargo Mariano.
Elis Regina faleceu aos 36 anos de idade em 1982, devido a complicações decorrentes de uma overdose de cocaína, em conjunto com tranquilizantes e Whisky.
ARRIVEDERCI!!
Por Andreia Pierangeli
Comentários
Postar um comentário